Além do alvará de funcionamento, para abrir uma empresa de forma regular é necessário ter o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiro (AVCB). Esse documento, emitido pelo corpo de bombeiros dos municípios, atesta se um estabelecimento cumpre todas as normas de segurança contra incêndio.
Em estados como o de São Paulo, o AVCB é obrigatório para todos os tipos de empresas, por isso, é essencial estar sempre atento à emissão e renovação desse documento. Neste artigo, nós mostramos os passos necessários para tirar ou renovar o alvará do corpo de bombeiros para um estabelecimento. Confira!
Por que minha empresa precisa se preocupar com segurança contra incêndio?
Adotar medidas de segurança contra incêndio válidas e ativas em sua empresa traz vantagens principalmente em dois aspectos: minimizar o risco à vida dos frequentadores da edificação e garantir a mínima perda patrimonial em caso de situações que gerem fogo.
Sendo assim, preocupar-se com a emissão de laudos comprobatórios sobre a integridade e a segurança do local, além de permitir trabalhar com mais tranquilidade, ainda reduz os custos do negócio com manutenção, reforma e possíveis sanções legais, como multas ou indenizações.
Faz parte das responsabilidades dos donos e gestores e empresas garantir a segurança de sua equipe de trabalho, clientes, parceiros e todos que frequentam suas instalações. Por isso, é preciso estar atento aos laudos e outras exigências do Corpo de Bombeiros e outros órgãos competentes quando o assunto é segurança contra incêndio.
Quais passos seguir para conseguir o AVCB da minha empresa?
O AVCB é o principal laudo para atestar a segurança de uma edificação em caso de incêndio. E para obtê-lo são necessárias algumas etapas bastante específicas, que envolvem desde a criação de um projeto de segurança, até a vistoria, efetiva, do Corpo de Bombeiros:
Desenvolver um projeto de segurança contra incêndio, o PPCI
O primeiro passo na conquista do atestado de segurança contra incêndio, é o desenvolvimento de um projeto em que conste todas as especificações necessárias para que o prédio se adeque às normas protetivas e à legislação vigente. Ele é conhecido pela sigla PPCI, que significa Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios.
O PPCI é feito por um profissional credenciado ao CREA. Portanto, engenheiros e arquitetos, que farão a análise do prédio e identificarão quais adequações devem ser realizadas para garantir a segurança dos frequentadores.
Para ter a garantia de que o projeto será realizado em conformidade com a lei e abrangerá todas as normas exigidas, vale a pena contar com uma empresa especializada em engenharia jurídica. Assim, além de criar um PPCI com exatidão e rapidez, você ainda contará com o suporte de uma equipe de consultores que poderá tirar todas as suas dúvidas com presteza. Nesse caso, conte com a Sallus Engenharia. Temos um grupo pronto para resolver essas situações para a sua empresa.
Submeter o PPCI à aprovação do Corpo de Bombeiros
O segundo passo para a obtenção do AVCB é solicitar que o Corpo de Bombeiros avalie o PPCI.
Após a criação do plano de adequação, antes mesmo que seja iniciada qualquer reforma estrutural, é necessário a validação do projeto pelo órgão regulador. No caso, os Bombeiros da cidade na qual está sediada a empresa.
Considerando que ele esteja perfeitamente adequado, o projeto é liberado para a continuidade das ações. Assim, podem ser iniciadas as obras de retificação e segurança contra incêndios.
Mas, caso ele necessite de algum ajuste, os especialistas dos bombeiros indicarão as falhas do projeto e orientarão a equipe de engenheiros para a reformulação da pauta.
A expectativa, sempre, é de deixar o projeto o mais adequado possível antes de iniciar qualquer tipo de mudança física no prédio. Assim, se evitam gastos desnecessários.
Adequar o espaço da empresa ao projeto de segurança contra incêndio
A próxima etapa na conquista de mais segurança contra incêndio em sua empresa é a que se inicia depois da aprovação do PPCI pelo Corpo de Bombeiros. Essencialmente, é quando a reforma começa. Nesse caso, são realizadas todas as mudanças que foram indicadas na planta.
Vale destacar algo de suma importância nessa etapa: as adequações devem seguir estritamente o que estiver definido no PPCI. Qualquer tipo de alteração no projeto exige uma nova avaliação pelo Corpo de Bombeiros, o que poderá comprometer diretamente no prazo para a obtenção ou renovação do seu AVCB.
Por isso, também vale a pena já trabalhar com equipes de reparos e reformas que estejam habituadas a fazer esse tipo de adequação. Isso poderá evitar muitas dores de cabeça e atrasos em sua obra. Além disso, a equipe de engenheiros precisa vistoriar constantemente o andamento da ação.
Solicitar a vistoria do Corpo de Bombeiros
Por fim, a última etapa para a obtenção do AVCB, e que garante a segurança contra incêndio no seu estabelecimento, é a da vistoria. Quando a sua obra terminar e, efetivamente, todas as adequações estiverem corretas, é hora de acionar o Corpo de Bombeiros e pedir para que eles avaliem a estrutura predial.
Nessa visita, eles vão analisar se todas as modificações previstas na planta foram realizadas e se a edificação está preparada para ações de combate ao fogo. Caso esteja tudo em ordem, o laudo AVCB é liberado para emissão. Mas, se os bombeiros identificarem que há algum tipo de falha no projeto, será necessário realizar uma nova interferência. Nesse caso, uma nova vistoria é agendada e, apenas após a validação, o AVCB é emitido.
É por isso que vale a pena contar com uma equipe especializada nesse tipo de adequação: garantir que não haverá a necessidade de atrasar a obtenção de seu laudo. A Sallus Engenharia pode apoiar nessa missão. Fale com a gente e conte com as vantagens de ter experts desenvolvendo seu projeto de segurança contra incêndio.