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Saiba como renovar o laudo AVCB da sua empresa

O laudo AVCB da sua empresa venceu e você não sabe como renovar? O AVCB é obrigatório para o funcionamento de alguns estabelecimentos, então se o seu laudo venceu saiba que  a renovação é importante para manter regularizado seu empreendimento ou condomínio. 

Neste artigo, a Sallus explica como renovar o AVCB da sua empresa. Confira. 

Mas antes de você descobrir como Renovar o seu laudo AVCB, vamos relembrar o que é. 

O que é o AVCB?

O AVCB é o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, um documento emitido pelo Corpo de Bombeiros, que certifica que uma edificação cumpre todas as regras de combate a incêndios. Ele habilita a circulação e a permanência de pessoas nas empresas.

Qual é a validade do AVCB? 

O prazo de validade do AVCB pode ser de um até cinco anos, porém a legislação contém algumas exceções. Vejamos: 

  • AVCB para ocupações temporárias:

Ocupações que sediarão eventos, a validade deve ser para o período em que a atividade ocorrerá, desde que ele seja menor que seis meses.

  • AVCB para locais desabitados:

Para os quais o atestado da brigada de incêndio não tenha sido fornecido, como clubes, estádios de futebol e boates, o prazo é de um ano.

  • Exceções

O AVCB tem validade de dois anos para estádios, desde que não sejam de futebol, ginásios, autódromos, estações de trem e de metrô, teatros, cinemas, etc.

O maior prazo de validade, de 5 anos, é destinado a locais de habitação coletiva de até 60 metros de altura, escolas, clínicas, repartições públicas, agências bancárias, entre outros.

Existe uma multa em caso de não renovação do AVCB? 

Sim, aqueles que não estiverem com a documentação em dia, poderão ser multados e o valor pode variar entre R$ 276,00 a R$ 276.100,00. Para evitar dor de cabeça, confira o vencimento do seu AVCB e saiba abaixo como renovar. 

Como renovar o AVCB da minha empresa? 

Para fazer a renovação, o ideal é contratar uma empresa de engenharia jurídica habilitada, realizar todos os procedimentos necessários para a renovação do seu AVCB: 

1º Passo: Pré-vistoria para analisar as condições de funcionamentos dos equipamentos de combate e prevenção de incêndios; 

2º Passo: Criar um relatório com os dados coletados na Pré-vistoria e certificar que todos os aparelhos estão dentro da validade e disponibilizados de forma correta para a emissão da renovação do AVCB. 

3º Passo: Após as adaptações, é solicitada a vistoria junto ao Corpo de Bombeiros.

4º Passo: Acompanhamento do processo até a renovação do AVCB.

Qual é a documentação necessária para a Renovação do AVCB?

Veja abaixo quais documentos são necessários na hora de você renovar o seu AVCB: 

  • Atestado de Formação de Brigada de Incêndio;
  • Laudo das instalações elétricas e materiais de acabamento ainda com ART do responsável técnico;
  • Atestado referente ao funcionamento dos equipamentos de segurança;
  • Atestado das Instalações de Gás;
  • Atestado de Sprinklers (Prédio industrial ou comercial);
  • Atestado do SPDA. 

Quais equipamentos precisam ser adequados para a renovação do AVCB? 

Além da documentação necessária, é preciso que alguns equipamentos presentes no ambiente estejam em perfeitas condições. Veja quais são os equipamentos:

  • Iluminação 
  • Extintores de incêndio
  • Porta corta-fogo
  • Alarmes de incêndio
  • Mangueiras e hidrantes
  • Sinalização de emergência

Para fazer a renovação, o ideal é contratar uma empresa especializada para realizar todos os procedimentos necessários, conte com a Sallus Engenharia Jurídica para renovar o seu AVCB com  rapidez e sem burocracia. Fale conosco

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