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Laudo AVCB

Tem dúvidas sobre o laudo AVCB? Não sabe bem do que se trata, quando é obrigatório e como conseguir? Então este conteúdo é para você! 

Reunimos aqui as perguntas mais frequentes sobre o assunto e respondemos para você. Confira! 

1. O que é o laudo AVCB?


O AVCB é o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, um documento emitido pelo Corpo de Bombeiros, que certifica que uma edificação cumpre todas as regras de combate a incêndios. 

Sem ele, um estabelecimento funciona de forma irregular e não pode garantir a segurança dos funcionários e clientes que lá circulam e permanecem.

Durante a avaliação do imóvel para a concessão do laudo AVCB são analisados os seguintes itens: 

  • Instalações elétricas;
  • Saídas de emergência;
  • Extintores de incêndio;
  • Iluminação e sinalização de emergência;
  • Central de gás;
  • Instalações de segurança.

2. Para que serve o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros? 

A principal função do AVCB é certificar que uma edificação possui todos os requisitos de proteção e combate a incêndios. As exigências para a emissão do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros ajudam a: 

  • Proteger a vida dos ocupantes das edificações e áreas de risco, em caso de incêndio; 
  • Dificultar a propagação do fogo, reduzindo danos ao meio ambiente, ao patrimônio e à vida; Proporcionar meios de controle e extinção de incêndios; 
  • Dar condições de acesso para as ações do Corpo de Bombeiro em caso de fogo;
  • Garantir a continuidade dos serviços nas edificações.

 

3. Quando o AVCB é obrigatório?

Nem todos os casos contêm a exigência de um laudo AVCB. No entanto, há outros em que não há opção: ele é obrigatório. Veja quais são:

O laudo AVCB é obrigatório nos seguintes casos:

  • Espaços com área construída superior a 750 m²;
  • Imóveis que possuam mais de 3 pavimentos;
  • Imóveis usados na comercialização ou armazenamento de líquidos inflamáveis e de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo);
  • Imóveis destinado à locação para mais de 100 pessoas;
  • Imóveis destinados à comercialização ou armazenamento de artefatos explosivos ou que possam causar danos à saúde humana ou meio ambiente;
  • Imóveis com estacionamento no subsolo; 
  • Espaços específicos de extração de gás natural e petróleo;
  • Fábricas de pólvoras, artigos pirotécnicos e fósforos de segurança;
  • Estruturas provisórias. 

4. Como obter o laudo AVCB?

 

Para obter o laudo AVCB, é preciso comparecer ao atendimento do SAT (Serviço de Atividades Técnicas) do Corpo de Bombeiros da sua cidade e então, solicitar o laudo.

O primeiro passo é a apresentação de toda a documentação que comprove a área construída da edificação, assim como o IPTU, o contrato de locação, se for o caso, e os  demais documentos que contenham a identificação (CPF, CNPJ, etc.).

5. Quais são as exigências para obter o laudo AVCB?

Para que o Corpo de Bombeiros conceda o laudo AVCB, é necessário que se cumpram algumas regras, que variam de acordo com o porte do estabelecimento. A seguir, constam as principais:

  • Extintores;
  • Alarme de incêndio;
  • Sinalização e iluminação de emergência;
  • Brigada treinada;
  • Rota de fuga.

Uma vez que as edificações cumpram as obrigações e exigências reservadas ao seu caso, estão aptas a receber o seu laudo AVCB. Nesse sentido, atentar-se às especificidades de cada situação é muito importante.

6. Qual a validade do AVCB?

No Estado de São Paulo, o AVCB pode ter validade de 1 a 5 anos, dependendo da finalidade da edificação, porém a legislação contempla algumas exceções. Vejamos:  

  • AVCB para ocupações temporárias: Ocupações que sediarão eventos, a validade deve ser para o período em que a atividade ocorrerá, desde que ele seja menor que seis meses.
  • AVCB para locais desabitados: para os quais o atestado da brigada de incêndio não tenha sido fornecido, como clubes, estádios de futebol e boates, o prazo é de um ano.
  • AVCB para estádios que não sejam de futebol, ginásios, autódromos, estações de trem e de metrô, teatros, cinemas, etc tem validade de dois anos.

O maior prazo de validade, de 5 anos, é destinado a locais de habitação coletiva de até 60 metros de altura, escolas, clínicas, repartições públicas, agências bancárias, entre outros.

Já em outros estados, esses prazos podem ser diversos. Dessa forma, é essencial consultar o Corpo de Bombeiros do local onde a empresa será instalada.

E, quando o documento estiver  próximo do vencimento é importante renová-lo. Afinal, mantê-lo atualizado é uma obrigação das empresas. 

7. Existe uma multa em caso de não renovação do AVCB? 

 

Sim, aqueles que não estiverem com a documentação em dia, poderão ser multados e o valor pode variar entre R$ 276,00 a R$ 276.100,00. 

Para evitar dor de cabeça, confira o vencimento do seu AVCB e saiba abaixo como renovar. 

8. Como renovar o AVCB da minha empresa? 

Para fazer a renovação, o ideal é contratar uma empresa de engenharia jurídica habilitada, ela irá realizar todos os procedimentos necessários para a renovação do seu AVCB, quais sejam:  

  • 1º Passo: pré-vistoria para analisar as condições de funcionamentos dos equipamentos de combate e prevenção de incêndios; 
  • 2º Passo: criar um relatório com os dados coletados na Pré-vistoria e certificar que todos os aparelhos estão dentro da validade e disponibilizados de forma correta para a emissão da renovação do AVCB. 
  • 3º Passo: após as adaptações, é solicitada a vistoria junto ao Corpo de Bombeiros.
  • 4º Passo: acompanhamento do processo até a renovação do AVCB.

9. Qual é a documentação necessária para a renovação do AVCB?

Veja abaixo quais documentos são necessários na hora de você renovar o seu AVCB: 

  • Atestado de Formação de Brigada de Incêndio;
  • Laudo das instalações elétricas e materiais de acabamento ainda com ART do responsável técnico;
  • Atestado referente ao funcionamento dos equipamentos de segurança;
  • Atestado das Instalações de Gás;
  • Atestado de Sprinklers (Prédio industrial ou comercial);
  • Atestado do SPDA. 

10. Quais equipamentos precisam ser adequados para a renovação do AVCB? 

Além da documentação necessária, é preciso que alguns equipamentos presentes no ambiente estejam em perfeitas condições. Veja quais são os equipamentos:

  • Iluminação; 
  • Extintores de incêndio;
  • Porta corta-fogo;
  • Alarmes de incêndio;
  • Mangueiras e hidrantes;
  • Sinalização de emergência.

11. Qual a diferença entre o CLCB e o laudo AVCB?

 

CLCB é a sigla para Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros e esse documento tem como função certificar que um espaço corre baixo risco de incêndio. 

Exigido para edificações com alta frequência de público, o CLCB garante que o espaço tem poucos focos de queima e menos chance de originar estado de pânico em uma situação de evacuação. Estão entre as ocupações obrigadas a ter esse certificado:

  • Prédios residenciais;
  • Templos religiosos;
  • Comércios;
  • Agências bancárias;
  • Loterias;
  • Laboratórios;
  • Estacionamentos.

O laudo AVCB e o CLCB têm função de certificar a integridade do projeto estrutural de uma edificação em caso de incêndio e que há mínimo risco envolvido para a utilização humana. O um do outro é que o CLCB garante minimizar as chances de incêndio e o AVCB avalia se o prédio é apto para a segurança de pessoas e do meio ambiente.

Além disso, o CLCB é um documento mais fácil de ser conquistado, pois sua emissão exige menos burocracia.

12. Como a Sallus pode ajudar sua empresa a obter ou renovar o AVCB?

Se a empresa não tem o laudo AVCB da sua edificação, é melhor ficar atento. Caso os fiscais da Prefeitura apareçam e cobrem o documento, você poderá sofrer penalizações se não apresentá-lo.

Uma delas é a advertência escrita, que se aplica na primeira vistoria quando se constata a falta do AVCB. A partir daí, é estipulado um prazo de 180 dias, prorrogáveis pelo mesmo período, para que o local fique adequado às exigências da lei. E, caso a empresa não faça as correções exigidas dentro do prazo, são aplicadas multas.

E tem mais, caso ocorra um incêndio em suas instalações, as penalidades contra a empresa e seus gestores, podem ser bastante  severas, principalmente se houverem mortos ou feridos. 

Por isso, vale a pena contar com a ajuda da Sallus Engenharia Jurídica, empresa que está há  mais de 15 anos no mercado, intermediando os processos entre empresas e órgãos responsáveis para a emissão de laudos, alvarás e licenciamentos, incluindo o AVCB. 

Nosso foco é a prestação de serviços de excelência, agilidade, transparência e eficiência.  Contamos com uma equipe de profissionais altamente qualificados para cuidar do seu processo e acompanhá-lo até o deferimento. 

Nós garantimos aos nossos clientes diversos benefícios. Dentre eles:

  • Condições de pagamento acessíveis e justas;
  • Menor tempo do mercado para a entrega de licenças;
  • 100% de aprovação dos pedidos de licença;
  • Atendimento personalizado no WhatsApp.

Esperamos que o nosso conteúdo tenha acabado com suas principais dúvidas sobre o laudo AVCB. E se a sua empresa está precisando emitir ou renovar essa documentação, fale conosco.

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