Você sabe o que é CADRI CETESB? Pois se você não faz ideia do que estamos falando, vale a pena conferir este conteúdo elaborado especialmente com o objetivo de responder todas as dúvidas sobre esse importante documento.
Confira e evite problemas futuros!
O que é o CADRI CETESB?
CADRI – CERTIFICADO DE MOVIMENTAÇÃO DE RESÍDUOS DE INTERESSE AMBIENTAL é um documento emitido pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB).
Ele comprova o encaminhamento correto de todos os resíduos gerados pela sua empresa para os locais aprovados pela CETESB, conforme solicita a Política Nacional de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.
O CADRI CETESB, via de regra, é emitido em nome do gerador dos resíduos, havendo entretanto, procedimento excepcional de emissão de CADRI coletivo em nome do coletor/transportador.
Para que serve o CADRI CETESB e por que ele é importante?
Todas as empresas geradoras de resíduos perigosos no Estado de São Paulo necessitam obrigatoriamente do CADRI CETESB.
É por meio dele que se comprova a correta separação e o encaminhamento dos resíduos para os locais de processamento, tratamento ou destinação final adequados, de acordo com um bom Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.
Se o CADRI CETESB não for feito corretamente, ou seja, se algum dos passos para sua retirada não for cumprido ou, se após a sua aquisição ele vencer ou ultrapassar o volume estimado, a empresa poderá sofrer diversas penalidades, como multas, que podem chegar a R$ 50 milhões, e até mesmo a perda do alvará de funcionamento.
Como emitir o CADRI:
Para emitir o CADRI, a primeira etapa do processo deve ser feita online, por meio do Portal de Licenciamento Ambiental, o passo a passo é bem simples, acompanhe-o a seguir:
- Cadastro do interessado: preencha o CNPJ da empresa e o número de cadastro na CETESB.
- Identificação dos responsáveis: preencha os dados da pessoa responsável pelo CADRI na sua empresa, da pessoa que vai responder pelos resíduos contidos no CADRI e, caso uma terceira pessoa precise ir à CETESB, preencha o nome dela no campo “Procurador”.
- Empresa de destino: empresa licenciada pela CETESB que irá receber os resíduos descritos no CADRI.
- Informações sobre os resíduos: digite o código do resíduo (ou sua descrição).
- Processo de solicitação: com a sua empresa já cadastrada no banco de dados da CETESB, protocole o processo de análise do CADRI na CETESB de sua região.
Quais são os documentos necessários para formalizar o pedido do certificado?
- “Solicitação de” (SD) impressa, devidamente preenchida e assinada pelo proprietário ou responsável legal. Se no campo procurador for indicado um funcionário da empresa requerente, deverá ser apresentada, para conferência do vínculo, carteira profissional registrada, hollerith, etc.
- Comprovante de pagamento do preço de análise, devidamente recolhido, ou, se isento, comprovação da condição de isenção de acordo com a legislação vigente.
- Procuração: quando for o caso de terceiros representando o interessado/empreendimento. Deve ser assinada pelo proprietário ou por um responsável legal. Não necessita de reconhecimento de firma.
- Carta de anuência da entidade de destinação dos resíduos.
- Documentação complementar a ser entregue em casos de microempresa (ME), empresa de pequeno porte (EPP) ou microempreendedor individual (MEI).
- Quando se tratar de encaminhamento a outro Estado, apresentar também a licença e autorização específica do órgão ambiental do Estado de destino.
- Quando se tratar de CADRI Coletivo, apresentar autorização dos proprietários/geradores, com a informação de que a responsabilidade da destinação final do resíduo é do coletor/transportador ou do solicitante, não eximindo os geradores de responsabilidades e com a informação da quantidade anual aproximada de cada resíduo.
A CETESB poderá exigir a apresentação do laudo de caracterização qualitativa e/ou quantitativa do resíduo, com informações sobre a classificação do resíduo, de acordo com a NBR 10.004, da ABNT e/ou com informações dos contaminantes e suas concentrações, em situações em que há dúvida em relação à classificação do resíduo ou quando há alguma restrição de operação do sistema de tratamento/destinação do resíduo.
Qual o valor do CADRI CETESB?
70 UFESP, porém o preço para microempresa ou empresa de pequeno porte é de 7 UFESP.
Qual o prazo para emissão do CADRI CETESB?
Após o protocolo, o processo demora cerca de 45 dias para ser aprovado.
Precisa de ajuda com o CADRI CETESB ou qualquer outra licença?
Quer ajuda na obtenção do CADRI CETESB e para coletar, transportar e dar a destinação correta para os resíduos da sua empresa? Conte com o apoio de uma assessoria especializada no assunto, como a Sallus Engenharia Jurídica.