A gestão ambiental é um sistema administrativo que se preocupa com os impactos das atividades da empresa no meio ambiente.
Seu objetivo é reduzir ao máximo os danos que os processos da empresa possam causar à natureza. Para que isso aconteça, é fundamental engajar todos os colaboradores por meio de campanhas e treinamentos, para que conheçam as ações de sustentabilidade da empresa, sua importância e formas de colaboração.
Já falamos no artigo Gestão ambiental empresarial: o que é e como ela pode beneficiar o seu negócio, sobre o assunto, mas neste novo conteúdo, vamos aprofundar no assunto mostrando 8 benefícios da gestão ambiental na sua empresa.
Confira e lembre-se que sustentabilidade não é uma moda passageira e os gestores precisam entender o quanto a gestão ambiental é importante para a sua empresa.
Neste artigo, vamos aprofundar o assunto, mostrando 8 benefícios da gestão ambiental na sua empresa. Sustentabilidade não é uma moda passageira, e os gestores precisam entender como isso é importante para o seu negócio.
Qual a função da gestão ambiental?
A gestão ambiental desempenha um papel fundamental na administração de uma empresa, uma vez que visa mitigar os impactos ambientais decorrentes de suas atividades. Sua função é garantir que os processos empresariais sejam realizados de forma sustentável, minimizando danos ao meio ambiente e promovendo a preservação dos recursos naturais.
Portanto, diversos tipos de empresas devem adotar as medidas dessa abordagem, especialmente aquelas que possuem operações com potencial impacto ambiental significativo. Isso inclui indústrias que lidam com produtos químicos, fábricas, empresas de energia, construção civil, agronegócio, entre outras.
Além disso, empresas que atuam em setores sensíveis, como turismo, alimentos, cosméticos e tecnologia, também devem se preocupar com a gestão ambiental.
Por meio de ações proativas, as empresas podem evitar problemas futuros e obter benefícios significativos. O uso consciente de recursos naturais, a redução de resíduos, a implementação de energias renováveis, o monitoramento dos impactos ambientais e a conformidade com as regulamentações são algumas das estratégias adotadas pela gestão ambiental.
Somado a isso, a gestão ambiental busca engajar os colaboradores por meio de treinamentos e campanhas, para que estejam conscientes e comprometidos com as práticas sustentáveis da empresa.
Dessa forma, a empresa pode construir uma cultura interna voltada para a preservação ambiental, que se reflete tanto nos processos internos quanto na relação com fornecedores, clientes e comunidade.
Benefícios da gestão ambiental
Por desempenhar um papel fundamental, a gestão ambiental pode beneficiar muito a sua empresa.
Confira abaixo os benefícios:
1. Conseguir benefícios fiscais e outros benefícios governamentais
Uma empresa que se preocupa com o meio ambiente e com a sustentabilidade tem mais facilidades para conseguir financiamentos junto a bancos, participar de programas promovidos por órgãos governamentais e também obter benefícios fiscais extremamente vantajosos. Por isso, não é por acaso que a maioria das grandes empresas também investe em gestão ambiental.
2. Reduzir custos
Traz a redução de desperdício nos processos, bem como o uso mais inteligente dos recursos, o que acaba reduzindo os gastos da empresa com materiais, insumos e infraestrutura básica para produção.
3. Aumentar a vantagem competitiva da empresa
A redução dos custos, ocasionada pela adoção de processos mais sustentáveis, e o alinhamento com os ideais dos clientes que se importam com as questões ambientais, impactam diretamente no valor final dos produtos e serviços, podendo tornar sua empresa ainda mais competitiva e destacá-la da concorrência.
4. Conquistar novos clientes
Uma empresa que apoia boas práticas ambientais atrai consumidores que valorizam empresas com bom desempenho ambiental, dando prioridade a negócios com esse perfil na hora de adquirir produtos ou serviços.
Dessa forma, se a sua empresa tem uma boa gestão ambiental, poderá ganhar a preferência de um público que também entende a importância da preservação da natureza e da sustentabilidade.
5. Melhorar a imagem do seu negócio
A gestão ambiental empresarial faz com que o mercado associe sua marca à preservação da natureza e à sustentabilidade.
O que melhora consideravelmente sua imagem diante do público, dos fornecedores, dos parceiros comerciais e da concorrência.
6. Trazer conformidade legal
A gestão ambiental permite o cumprimento dos requisitos e legislação ambientais aplicáveis ao empreendimento de maneira assertiva.
Evitando o risco de problemas futuros, como multas e até mesmo o fechamento da empresa.
7. Conquistar a Certificação ISO 14001
A ISO 14001 é uma certificação que diz respeito às normas do meio ambiente e aos princípios que uma empresa deve ter para operar um Sistema de Gestão Ambiental.
A maioria das empresas de grande porte e empresas estrangeiras só negocia com empresas que possuem essa certificação.
8. Reduzir riscos e acidentes ambientais:
Quando é feita de forma eficiente, promove a conscientização ambiental de todos os colaboradores da empresa, além do cumprimento da legislação, e consequentemente, a redução dos riscos de acidentes ambientais.
Conclusão
Portanto, a gestão ambiental é uma medida essencial para empresas que desejam ser socialmente responsáveis, preservar o meio ambiente e garantir sua própria sustentabilidade a longo prazo.
Sendo assim, independentemente do setor de atuação, as empresas devem adotar práticas ambientalmente responsáveis, contribuindo para a construção de um futuro mais sustentável.
Como a Sallus pode ajudar sua empresa:
Para as empresas que desejam fazer gestão ambiental de forma correta e eficiente, o primeiro passo é estar em dia com todas as licenças ambientais.
A Sallus possui longa experiência na emissão de licenças ambientais junto à CETESB e outros órgãos reguladores. Entre em contato conosco e descubra como podemos apoiar na transformação da sua empresa.
Esperamos que este artigo tenha esclarecido os benefícios da gestão ambiental para a sua empresa. Invista na sustentabilidade e colha os frutos de um negócio responsável e consciente em relação ao meio ambiente.