Realizar uma avaliação imobiliária é essencial quando se pretende vender ou comprar algum imóvel.
Isso porque, por meio dessa consultoria, é possível verificar o real valor de mercado que o bem possui, de modo a tornar a transação mais vantajosa.
Pagar a mais por um espaço ou deixar de lucrar tanto quanto poderia são duas das principais preocupações que as pessoas têm quando iniciam a empreitada da comercialização de imóveis.
Nesse caso, para não recair nessa mesma situação, vale a pena aprender mais sobre como é feita uma avaliação imobiliária, qual a sua importância e como ela pode trazer vantagens estratégicas para a sua compra ou venda.
O que é avaliação imobiliária?
A avaliação imobiliária é uma espécie de vistoria realizada no bem a ser colocado no mercado ou que está prestes a ser adquirido.
Ela é realizada por corretores de imóveis, arquitetos ou engenheiros, devidamente registrados no Conselho Nacional de Avaliadores Imobiliários (CNAI), que vão verificar qual a real condição da edificação.
Indica-se que a avaliação seja feita para garantir a credibilidade da transação comercial, de modo que a verificação do estado do imóvel seja devidamente informada aos interessados na compra ou venda.
Isso faz com que a ação se torne muito mais transparente entre as partes, que irão negociar com maior certeza em relação ao bem.
Além disso, ela também serve para oferecer mais segurança ao processo. Afinal, faz parte da avaliação imobiliária a conferência de todos os quesitos legais que envolvem uma ação de compra ou venda.
E, por fim, essa verificação também serve para determinar o correto valor mercadológico da edificação.
Por meio de uma análise criteriosa, os profissionais conseguem identificar pontos que podem influenciar no preço de venda ou de compra, gerando valorização ou desvalorização, como ilustra uma matéria especial do portal G1.
Laudo de avaliação: o que é e quem é o responsável?
O laudo de avaliação é o principal documento da avaliação imobiliária, pois é nele que estarão descritas as informações recolhidas pelos profissionais que fizeram a análise do imóvel.
Seu desenvolvimento utiliza como base as referências técnicas da ABNT, juntamente com o sistema CONFEA-CREA.
O responsável pela emissão do documento deve aplicar normas estabelecidas na diretriz NBR 14653, da ABNT, que define a verificação de:
- Imóveis urbanos;
- Imóveis rurais;
- Empreendimentos;
- Recursos ambientais e naturais;
- Máquinas, equipamentos e instalações;
- Bens de patrimônio histórico.
Para fazer uma análise correta e emitir o laudo de avaliação com referências concretas, o profissional, que pode ser o engenheiro, o arquiteto ou o corretor de imóveis, devidamente registrados como um avaliador, deve verificar:
- A localização do imóvel;
- As condições de acabamento do bem;
- Se a documentação dele está em dia e regularizada;
- Se existem rachaduras, infiltrações ou vazamentos no revestimento, que denunciariam uma falha na estrutura;
- Como estão os elementos que compõem a fachada do prédio;
- Como está a parte elétrica e hidráulica.
Quando o laudo de avaliação é essencial?
O laudo sempre será exigido durante a solicitação de avaliação imobiliária de determinado bem imóvel.
Isso normalmente acontece quando existem transações, comerciais ou não, envolvendo essas edificações.
E também quando existem algum tipo de ação judicial envolvendo o imóvel, sendo necessárias informações idôneas a respeito da real situação do bem.
Algumas situações exigem a realização da avaliação imobiliária, como:
- Reintegração e manutenção de posse;
- Renovatórias de locação;
- Indenizações;
- Vistorias;
- Desapropriação de imóveis;
- Impugnação de laudos;
- Contra laudos;
- Fusão ou cisão de empresas;
- Planejamento tributário;
- Atualização patrimonial.
Essencialmente, essa avaliação sempre acontecerá quando o imóvel for submetido a um processo de inserção no mercado, seja para venda, para compra ou devido a ações judiciais.
Ele irá garantir, entre outras funções, que o bem está livre de vícios e problemas que comprometem a sua integridade, gerando prejuízos ou a nulidade da transação.
Laudo de avaliação x venda de imóvel
Para que a venda de um imóvel aconteça respeitando critérios de legalidade e integridade do bem e do seu valor para o mercado, é possível realizar algumas ações.
Entre elas está a da avaliação imobiliária, com a realização de um laudo pelo perito responsável.
Logo, a relação é direta entre as duas ações, de criar o relatório e vender um bem. Afinal, uma credibiliza a outra.
O laudo de vistoria demonstra quais os detalhes que envolvem esse imóvel e que podem determinar uma redução ou um adendo ao valor real do mesmo.
Também verificam qual a situação dessa edificação em relação aos requisitos legais, contribuindo para que o comprador não tenha problemas com a justiça ou o governo.
Por isso, o laudo de avaliação é algo que vale a pena realizar, caso esteja pensando em comprar ou vender um imóvel.
E se você precisar de suporte nesse processo ou, até mesmo, encontrar um profissional que seja devidamente autorizado a realizar essa ação, a Sallus Engenharia Jurídica pode te ajudar.
Venha falar com o nosso time e saiba o que podemos fazer por você!