Ibama – Instituto Brasileiro do Meio
Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis Criada em 22 de fevereiro de 1989, seus objetivos são a preservação, a melhoria e a recuperação da qualidade ambiental. Para atingir seus objetivos, foi atribuído ao IBAMA o poder de polícia ambiental. O instituto também poderá, para melhor desempenhar suas funções, atuar em parceria com os órgãos e entidades da administração pública dos estados do Distrito Federal e dos municípios integrantes do Sistema.
Anvisa
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é uma agência reguladora, sob a forma de autarquia de regime especial, vinculada ao Ministério da Saúde. Que tem por finalidade institucional promover a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária. Bem como o controle de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados.
Covisa – Coordenadoria de Vigilância em Saúde
Criada em 2003, tem a missão de proteger a saúde da população e das gerações futuras do Município de São Paulo, como resultado da plena responsabilidade do Sistema Único de Saúde (SUS). As gerencias coordenam, planejam e desenvolvem projetos, programas e ações de orientação, educação, intervenção e fiscalização. Desenvolvem investigação de casos ou de surtos.
Sivisa – Sistema de Informação em Vigilância Sanitária
É um sistema que permite o gerenciamento das ações de Vigilância Sanitária nas diversas esferas do SUS, registrando dados referente à produção e qualidade dos serviços prestados pelas equipes municipais e regionais. A SIVISA é um Software elaborado pelos Técnicos do Centro de Vigilância Sanitária.
CMVS – Cadastro Municipal de Vigilância em Saúde
É o registro de dados de identificação do estabelecimento e equipamentos de interesse da saúde no órgão de Vigilância em Saúde do Município. Os estabelecimentos, serviços e equipamentos da área de saúde instalados no Município de São Paulo cujas as atividades estão compreendidas no Anexo I da portaria 2215/2016, deverão se cadastrar e serão classificadas de acordo com o código da tabela CNAE – Fiscal do IBGE.
CNES – Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde
É a base de dados dos Sistemas de Informações em Saúde, que tem como objetivo cadastrar todos os tipos de estabelecimentos da área, sejam eles públicos, privados ou conveniados, pessoa jurídicas ou física. O cadstro tem como função principal para a medicina ser uma ferramenta de apoio na gestão, para que possam ser tomadas decisões e realizados planejamentos conforme o mapa assistencial da saúde.